terça-feira, 29 de março de 2011

Devemos confiar nos nossos sentimentos?





Em Jeremias 17;9 está escrito claramente que o nosso coração é enganoso. Embora essa seja uma verdade clara nas escrituras, tenho encontrado muitos crentes que estão confiando em seus sentimentos ao invés de confiarem nas escrituras. A recente argumentação de alguém que deixou nossa congregação onde o cristianismo é levado a sério e onde estamos comprometidos em fazer estudos expositivos da palavra, e a proclamar um evangelho puro, não contaminado com o mundo e os modismos da apostasia que invade a cristandade, para freqüentar reuniões onde manifestações sobrenaturais não são convincentes e a palavra de DEUS não é amada e estudada da maneira como deve ser, me impulsionou a escrever essa matéria. Eu sinto de “deus” que não devo ir mais. Afinal de contas, o sentimento deve ser o nosso senhor, ou é a bíblia que deve ser nossa bússola?

Sem duvida nenhuma, quem anda a luz de seus próprios sentimentos, está andando em areia movediça, e não sobre a rocha.

Nosso sentimento não apenas nos engana, ele também não é e nunca será confiável, deve ser sempre testado a luz da vontade de DEUS descrita nas escrituras, nos 66 livros da bíblia. Deixar-se levar por fragmentos de sentimentos, é uma forma religiosa de incredulidade. A bíblia deve ser a nossa regra de conduta, se não fosse assim, as palavras do salmista em Salmos 119:105 perderiam completamente o seu sentido.

Muitas pessoas são levadas a um iluminismo religioso, esse misticismo de baixa categoria tem minado a fé nas escrituras de muitos ditos crentes. Não podemos nos deixar levar nunca pelos nossos sentimentos, nossas emoções e nosso mundo mental não é confiável, e somente quando temos uma visão profunda dos ensinos das escrituras teremos aptidão para discernir quando um sentimento está em harmonia com as escrituras ou não. Aliás se nossos sentimentos não forem servos no sentido mais exato da palavra: escravo das escrituras, nunca deve ser confiado. Pessoas que são conduzidas pela luz dos própria sentimentos ao invés de pela luz da palavra de DEUS, no final das contas encontrarão as trevas da sua própria razão. Devemos tomar muito cuidado, nosso coração é extremamente enganoso, e por ser enganoso, é espiritualmente perigoso, tentar caminhar a luz dos sentimentos. Tal atitude é um desvio sério da fé, deve ser rejeitado e combatido, pois na verdade é um modo simples e direto de tirar JESUS da direção, abandonar as escrituras e ignorar seus preceitos e orientações é se apostatar da fé.

Somente a bíblia é um guia seguro e infalível, e ´por isso nossos sentimentos devem ficar prostrados diante das paginas sagradas da bíblia. A bíblia é o n osso mapa e não nosso coração, a bíblia é o verdadeiro farol que ilumina com verdadeira luz espiritual, e não nosso coração. Estejamos cientes disso, pois de outra forma, confiar num coração corrupto é voltar-se para a própria corrupção.

CJJACINTO

0 comentários:

Postar um comentário